Formalmente, podemos definir a medicina esportiva como "(...) uma especialidade que inclui segmentos teóricos e práticos da medicina com o objetivo de investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar."
(Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS),1977).
Especialidade médica responsável por formar especialistas que atuam de forma integrada em diversas áreas como:
Clínica médica
Fisiologia
Ortopedia
Traumatologia
Incorporando também outros conhecimentos da área da saúde como a nutrição, a fisioterapia e o treinamento físico, todos eles direcionados ao praticante de atividade física.
Este novo especialista se diferencia não apenas pelo tratamento e acompanhamento do seu paciente de forma ampla e completa, mas também pela possibilidade de lançar mão de prescrições que vão além dos fármacos, indicando as atividades físicas mais apropriadas para alcançar o objetivo individual, seja ele o aumento da performance ou a prevenção e o tratamento de doenças.
O médico do esporte realiza avaliações pré-participação em competições ou para o início da prática de atividade física, com objetivo de diagnosticar alguma alteração que poderia impedir ou demandar um cuidado maior na hora da execução. Esta avaliação vai além da análise funcional dos sistemas corporais e do metabolismo energético, incluindo também as orientações quanto à nutrição e a mudança do estilo de vida dadas as especificidades da prática esportiva.
Este profissional se junta a outros especialistas ligados à área esportiva, de forma que a assistência prestada ao praticante da atividade física seja feita de forma integrada, coerente e completa.
Fisioterapeutas
Nutricionistas
Educadores físicos
Com objetivo de atender e acompanhar os praticantes de atividade física em geral, sejam eles atletas profissionais, amadores ou aqueles que simplesmente desejam agregar mais saúde e qualidade à sua vida, o médico do esporte constrói sua formação combinando o conhecimento teórico ao prático, através da atuação no ambiente hospitalar e também fora dele.
Sendo assim, o acompanhamento do médico do esporte, antes e durante a prática esportiva, mostra-se fundamental para garantir a realização da atividade física de forma segura e correta, prevenindo lesões e elevando a performance através da combinação entre o treinamento adequado e o ajuste do aporte energético e nutricional necessários, além do tratamento de lesões pré-existentes que permitam o início ou a retomada dos treinos.
A especialidade conta ainda com toda a tecnologia de ponta para avaliação e o tratamento dos pacientes. A utilização de técnicas como ultrassom e a densitometria óssea garantem maior precisão na medida de composição corporal, como instrumento fundamental para avaliação e tomada de conduta quanto ao ganho de massa, perda de peso ou um check up completo. Já para o tratamento de lesões, este profissional está habilitado à aplicação de terapias tradicionais e mais modernas como infiltração articular e o uso de ondas de choque.
Comments